Quarta-feira, 15 de Julho de 2015

Ericeira

IMG_2818.jpg

Não te tenho tratado bem mas não é por mal: é porque ando a tratar da minha vida. Claro que não és perfeita, só às vezes, e noutras consegues até ser desagradável. Por isso é que és uma boa imitação da vida, que se podia discutir em Filosofia. Isto não é uma rima, vales mais do que isso. És complicada; o que é, naturalmente, bom.

Não sou crítico de cinema, portanto não vou falar dos teus defeitos. Várias das melhores ondas do mundo, que se conhecem, são tuas, e outras que se desconhecem, também. Para mim isso chegaria para começo e fim de conversa. Está bem, as ondas são frias mas o rosto da Thirteen também é e não é por isso que ela deixa de ser fascinante.

Quem te sobrevive ao Verão, ao Inverno e às ondas, descobre mais. Que a terra é autêntica e tem personalidade, porque dá o que acha de sua justiça e não o que se espera. É uma terra onde as pessoas são da terra, e do mar, e gostam disso. Os surfistas da terra, descendentes de várias gerações de gente do mar, são ainda mais do mar, e gostam ainda mais disso. Perceber isto é essencial para passear no teu Verão, no teu Inverno e nas tuas ondas. Não é para todos.

Tens uma costa magnífica, com que seduzes vestindo os ambientes que bem te apetece; gosto do azul e do cinza dramático mas isso sou eu. O teu horizonte é um Rothko constante mas quando pintas aquele pôr-do-sol que cobre o oceano de fogo até ao Delaware dás cabo de mim. Gosto da forma como à noite olhas para Sintra, sublinhando as luzes da costa que parecem caminhar devagar, atraídas pelo magnetismo da Serra.

E depois há o indizível: aquela sensação de encanto. Quando olho para o teu mar infinito e acho que tudo é possível. Ou que o mundo podia acabar naquele mesmo instante. Talvez seja porque estou a sair do Ouriço e são seis da manhã. Ou talvez não.

Não te tenho tratado bem mas não é por mal. Aliás, desconfio que o problema não és tu, sou eu. Voltarei para te tratar como mereces.

 

publicado por manuelcastro às 18:56
link do post | comentar | favorito

.arquivos